NOTÍCIAS ATUALIZADAS NA HORA

TUDO SOBRE BIBLIOTECA, BIBLIOTECONOMIA, ARQUIVOLOGIA, CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, MUSEOLOGIA, TECNOLOGIA, SOFTWARES E MAIS..

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Bibliotecas e bibliotecários

As bibliotecas sofrem inúmeros problemas, vamos desde os preconceitos, passando pela colonização do país, cultura, problemas sociais e econômicos, até os políticos, administrativos e tecnológicos.As soluções são possíveis e viáveis bastas conhecê-las e encará-las, estabelecendo as metas e trabalhando por elas. Os solucionadores sem dúvida são os profissionais da biblioteconomia e ciência da informação, que devem apresentar as propostas e projetos para direcionar a biblioteca no seu caminho de disseminação de conhecimento, informação e até entretenimento e cultura.A tecnologia sem dúvida vem modificando a atuação e funcionamento das bibliotecas e seus profissionais, mas não podemos afirmar que serão extintas ou que os bibliotecários serão inúteis ou terão que mudar o nome para cientistas da informação ou algo parecido. Estas são apenas afirmações daqueles que querem ser os modificadores do mundo os fazedores de opinião, todos poderosos que determinam a direção que o ser humano deve tomar senhores da inteligência e da intelectualidade, verdadeiros ditadores autoritários que querem impor seu pensamento em detrimento e negação de milênios de história.O tempo passa e todas as ciências sofrem modificações e evolução, devemos encarar de forma normal e positiva a entrada de novas tecnologias que fatalmente sempre estarão surgindo. As mesmas vêm apenas somar e facilitar o trabalho dos bibliotecários e não para diminuir ou dividir os esforços dos profissionais que detêm o conhecimento e a função de disseminá-lo. Exemplificando análogamente ao que ocorre atualmente, podemos dizer que quando Gutemberg inventou a imprensa, logicamente os copistas ou escribas acharam que iriam perder seus empregos e funções, nada ocorreu, na verdade tiveram suas funções e empregos multiplicados pelo crescimento editorial, devendo o mesmo fato ser o resultado das atuais inovações implantadas nas bibliotecas e centros de informação.
Quando precisar de leitura, entretenimento, informação, cultura, conhecimento, ou for realizar qualquer tipo de pesquisa, procure um profissional de Biblioteconomia.O Bibliotecário é o único profissional que pode garantir a qualidade da informação.

12 de março
Dia do Bibliotecário

Fonte:Everaldo Bianchi, Bibliotecário da Faculdades Hoyler
Disponível: Aqui

2 comentários:

  1. Bom nada a ver com o texto acima.
    pessoal alguém sabe qual será a matéria para ser estudada para a prova de SRI's que será sexta feira prox?
    quem souber poste um comentário no blog,ok!
    até!

    ResponderExcluir
  2. Eu só acho que se alguns bibliotecários mais resistentes à essas novas tecnologias não mudarem de opinião, com certeza perderão espaço. A realidade está aí, não há como mudar mais. As novas tecnologias vieram pra somar. Até mesmo o tipo de aula que a gente tem. Acho que foca muito na maneira como a informação era gerada e disseminada há muito tempo atrás. São raros os professores que debatem sobre as problemáticas de hoje, sobre como os profissionais da nossa área deve agir, o que deve fazer, como se manter atualizado sobre as novidades da área mesmo. Infelizmente eu não sei o fazem por medo de perderem espaço futuramente para os recém chegados no mercado, ou pra ter aquele gostinho de possuir uma informação que ninguém mais tem. Vai entender!

    ResponderExcluir