NOTÍCIAS ATUALIZADAS NA HORA

TUDO SOBRE BIBLIOTECA, BIBLIOTECONOMIA, ARQUIVOLOGIA, CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, MUSEOLOGIA, TECNOLOGIA, SOFTWARES E MAIS..

domingo, 26 de julho de 2009

Biblioteconomia - UFMG

Biblioteconomia - UFMG

Livros, catálogos, jornais, revistas, e-mails, programas de televisão, filmes e músicas. Atualmente, a cada minuto é gerada uma quantidade enorme de informações. Contudo você sabia que são os bibliotecários os profissionais responsáveis por gerenciar e catalogar todo esse volume de registros? Pois é, o bibliotecário deixou de ser aquele atendente que ficava enfurnado dentro das bibliotecas e assumiu o papel de gestor da informação.

A Biblioteconomia faz parte de uma área do conhecimento chamada Ciência da Informação, que abre um amplo espectro de atuação profissional, pois lida com discussões e práticas relacionadas à informação e ao conhecimento.

Área de atuação:Além das bibliotecas, espaço original de atuação, o profissional dessa área tem encontrado oportunidades em organizações públicas e privadas, em projetos que tenham a informação como objeto de trabalho. Alguns exemplos de atividades desenvolvidas por bibliotecários: organização de bases de dados, intranets organizacionais, serviços e produtos de informação para sites ou portais corporativos; Organização, tratamento e análise de dados para subsidiar atividades relacionadas às estratégias organizacionais e à gestão do conhecimento.

Sobre o curso:Os bibliotecários graduados na UFMG são capazes de atuar em contextos diferenciados e têm formação mais específica em Gestão de Coleções e Gestão da Informação, que são as ênfases do curso de Biblioteconomia. Até o sexto período, os alunos cursam disciplinas obrigatórias relacionadas à questões básicas da Biblioteconomia, como o tratamento da informação, a administração de unidades de informação, os estudos de usuários e discussões sobre a informação na sociedade. Nos dois últimos períodos, os alunos cursam disciplinas optativas.

Laboratórios:O curso oferece os laboratórios de Tecnologia da Informação e de Preservação de

Acervos. Além disso, sua biblioteca tem um acervo riquíssimo e pode ser considerada um verdadeiro "laboratório" para o ensino de determinadas disciplinas.

Vida de Bibliotecária"Desde pequena adorava ler. Tenho uma irmã que também cursou Biblioteconomia e isso me influenciou muito. Além disso, naquela época o campo de trabalho era muito bom. Formei em 1984 e gostei muito do curso, mas achei difícil, com uma carga de leitura bem pesada. Em Belo Horizonte, só a UFMG oferece curso de Biblioteconomia. Isso contribui para que os profissionais sejam rapidamente absorvidos pelo mercado. Acho importante que os candidatos saibam que o bibliotecário não está limitado à biblioteca, ele pode atuar também em pesquisas, centros de informação e como arquivista. Pode ainda trabalhar em escritórios de advocacia, na recuperação de arquivos e em assessoria para advogados."

Publicado em 30/09/2004
Disponível em: http://www.universia.com.br/materia/materia.jsp?id=5071

Nenhum comentário:

Postar um comentário