NOTÍCIAS ATUALIZADAS NA HORA

TUDO SOBRE BIBLIOTECA, BIBLIOTECONOMIA, ARQUIVOLOGIA, CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, MUSEOLOGIA, TECNOLOGIA, SOFTWARES E MAIS..

sábado, 11 de dezembro de 2010

Biblioteca montada por morador de comunidade vira documentário

Exibição da película na comunidade do Bode, no bairro do Pina, Zona Sul do Recife, emocionou os espectadores; biblioteca sobre as palafitas foi tema de reportagem da Rede Globo NE em julho de 2008

Da Redação do pe360graus.com

Olhos atentos para se ver na tela. Foi assim que a comunidade do Bode, na Zona Sul do Recife, assistiu ao documentário "A mão e a luva: a história do traficante de livros", do diretor italiano Roberto Orazi. O personagem principal do filme é o músico e poeta Kcal Gomes, ilustre morador que, um dia, encontrou um jeito simples de incentivar o contato entre a comunidade, especialmente das crianças, com o mundo da literatura.

Ainda em 2008, Kcal Gomes criou uma livroteca, uma biblioteca montada num pequeno barraco sobre as palafitas. Era um serviço voluntário motivado pela paixão do músico pela literatura, que entrou de vez na sua vida quando ele leu seu primeiro livro, "A mão e a luva", de Machado de Assis, aos 16 anos. O exemplar da obra foi encontrado na maré, por acaso.

Dessa história o diretor italiano gerou o documentário, que já conquistou o segundo lugar numa das mostras do festival de Roma e emociona a todos que o assistem. Na exibição na comunidade do Bode, emoção maior teve o personagem principal da película. “Isso é tudo o resultado de uma luta de 15 anos, e isso não é um projeto, é uma história de vida, e eu faço isso por todos eles, não por mim”, afirma Kcal Gomes.

No documentário o diretor quis destacar a generosidade do músico: “ele descobriu a literatura mas não a guardou para si, pelo contrário, dividiu com os outros”, afirma o italiano Roberto Orazi.

Fonte: pe360graus.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário