NOTÍCIAS ATUALIZADAS NA HORA

TUDO SOBRE BIBLIOTECA, BIBLIOTECONOMIA, ARQUIVOLOGIA, CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, MUSEOLOGIA, TECNOLOGIA, SOFTWARES E MAIS..

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

PUC Minas fará maior investimento entre instituições de ensino superior para construção da Biblioteca do Futuro

PUC Minas fará maior investimento entre instituições de ensino superior para construção da Biblioteca do Futuro

03/12/2010

A Finep - Financiadora de Estudos e Projetos, empresa pública ligada ao Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), aprovou o projeto Biblioteca do Futuro, apresentado pelas pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação e Infraestrutura da PUC Minas, no valor de R$ 4,132 milhões. O projeto foi apresentado num edital específico para universidades privadas. A Universidade foi a única do Estado selecionada pelo órgão do MCT e a dotação orçamentária é a maior destinada a uma instituição de ensino da região Sudeste. A proposta da Biblioteca do Futuro, segundo o pró-reitor de Pesquisa e de Pós-Graduação, João Francisco de Abreu, permite e facilita a interação da PUC Minas com outras Universidades do mundo. Com uma área equipada de computadores de alto desempenho, ela gerará grande apoio às pesquisas e aos estudos acadêmicos relacionados com a pós-graduação.

Um dos grandes diferenciais do projeto da PUC Minas é a acessibilidade, com suporte tecnológico e científico para pessoas com necessidades especiais (libras e braille). De acordo com o pró-reitor João Francisco de Abreu: "Conversando com o mundo inteiro por meio de uma rede de computadores de alto desempenho, abrimos as portas da Universidade para todas as outras áreas e não apenas à pós-graduação."

Extensão e graduação vão usufruir de um banco de dados contendo informações sobre as pesquisas já desenvolvidas no âmbito da pós-graduação. Além disso, o projeto prevê uma Mapoteca Analógica e Digital com registros das bases cartográficas atualizadas, uma área para a Biblioteca Digital constituída de suportes em mídias eletrônicas, suporte em inglês e espanhol e salas de conferências internacionais. "Os princípios de inovação, informação compartilhada, acessibilidade da Biblioteca do Futuro elevam ainda mais o padrão PUC Minas de qualidade de ensino superior", informa o pró-reitor. A previsão é que em três anos, o prédio, construído dentro do chamado "conceito edifício inteligente"- energia solar, reaproveitamento da água de chuva, economia de energia - seja concluído. A Biblioteca do Futuro será instalada ao lado do prédio da Biblioteca Central Pe. Alberto Antoniazzi, no campus Coração Eucarístico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário