NOTÍCIAS ATUALIZADAS NA HORA

TUDO SOBRE BIBLIOTECA, BIBLIOTECONOMIA, ARQUIVOLOGIA, CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, MUSEOLOGIA, TECNOLOGIA, SOFTWARES E MAIS..

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Fiems inaugura quinta-feira bibliotecas em Água Clara e Aparecida do Taboado

Por Redação Pantanal News/Daniel Pedra
As cerimônias de entrega estão programadas para as 9 horas em Aparecida do Taboado e para as 14 horas em Água Clara

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, vai inaugurar, nesta quinta-feira (09/12), as bibliotecas da Indústria do Conhecimento do Sesi construídas em Aparecida do Taboado e Água Clara. A primeira cerimônia está agendada para as 9 horas em Aparecida do Taboado com a participação do prefeito André Alves Ferreira, enquanto a segunda será às 14 horas em Água Clara com a presença do prefeito Valdo Alves de Queiroz.

Nos últimos três anos, a Diretoria do Sistema Fiems já inaugurou 27 unidades em 23 cidades - Campo Grande (3), Três Lagoas (2), Dourados (2), Corumbá, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia, Aquidauana, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, Rio Verde, Naviraí, Nova Andradina, Costa Rica, Iguatemi, Bataguassu, Rio Brilhante, Maracaju, Inocência, Paranaíba, Chapadão do Sul, Amambai, Sete Quedas e Aral Moreira.

Além disso, neste sábado (11/12), às 9 horas, também será inaugurada a biblioteca construída em Terenos, o que elevará para 30 unidades entregues em 26 cidades do Estado nos últimos três anos. “Elas também serão utilizadas para ministrar cursos de capacitação profissional do Senai por meio do EaD (Ensino a Distância) a partir do próximo ano com turmas de até 20 alunos no período noturno”, informou Sérgio Longen.

Hoje, conforme o presidente da Fiems, as unidades já oferecem os cursos gratuitos do Programa Educação Continuada do Sesi, que incluem primeiros-socorros, informática básica, libras (linguagem de sinais para surdos), espanhol, inglês, atualização em língua portuguesa, desenvolvimento de equipes, atendimento a clientes, primeiros-socorros, DSTs e Aids, entre outros.

Todas as bibliotecas da Indústria do Conhecimento do Sesi são dotadas com acervo de 1,6 mil livros de diferentes níveis, dezenas de CDs e DVDs, além de dez computadores com acesso à Internet. Elas ainda disponibilizam a “Hora do Conto”, quando os monitores ou professores usam livros fantoches, dedoches e fantasias para contar histórias para os usuários das escolas que visitam as unidades.

Outros diferenciais são as “Rodas Literárias”, que oportunizam o acesso à leitura de todos os usuários por meio de reflexão dos contos, textos, poesias e biografia do autor em estudo, e as “Gibitecas, que disponibilizam acervo de gibis para leitura no local. As bibliotecas também dispõem de “Hemeroteca”, onde ficam as coleções de jornais, revistas, periódicos e recortes de textos veiculados em diversos tipos de mídia, e da “Cinemateca”, com vídeos educativos, documentários e de lazer.

Elas ainda podem ser usadas como espaço para a pesquisa escolar, pois dispõem de acervo composto de obras nas diversas áreas do conhecimento, contemplando diferentes gêneros da literatura. Os usuários também podem levar os livros para casa, pois as bibliotecas oferecem condições para empréstimos dos exemplares, sendo possível o empréstimo pelo prazo de sete dias corridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário