NOTÍCIAS ATUALIZADAS NA HORA

TUDO SOBRE BIBLIOTECA, BIBLIOTECONOMIA, ARQUIVOLOGIA, CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, MUSEOLOGIA, TECNOLOGIA, SOFTWARES E MAIS..

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Longen inaugura em Sete Quedas a 26ª biblioteca do Sesi no Estado









Por Redação Pantanal News/Daniel Pedra

A cerimônia também teve a presença do prefeito Sérgio Mendes, diretores da Fiems, políticos e demais autoridades

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, e o prefeito de Sete Quedas, Sérgio Roberto Mendes, inauguraram, na manhã desta sexta-feira (03/12), a 26ª Biblioteca da Indústria do Conhecimento do Sesi em Mato Grosso do Sul. Construída Praça Central Tancredo Neves, que fica na Rua Monteiro Lobato, 675, em frente ao Paço Municipal, a unidade vai atender, principalmente, a classe estudantil da cidade, mas também deve beneficiar outros moradores do município localizado na região de fronteira com o Paraguai.

Ainda na cerimônia de inauguração, Sérgio Longen destacou que, nos últimos três anos, a atual Diretoria do Sistema Fiems já entregou, com a biblioteca de hoje, 26 unidades em 22 cidades - Campo Grande (3), Três Lagoas (2), Dourados (2), Corumbá, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia, Aquidauana, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, Rio Verde, Naviraí, Nova Andradina, Costa Rica, Iguatemi, Bataguassu, Rio Brilhante, Maracaju, Inocência, Paranaíba, Chapadão do Sul, Amambai e Sete Quedas.

Além disso, ele também informou que ainda nesta sexta-feira será inaugurada a biblioteca construída em Aral Moreira e, na próxima semana, as unidades de Aparecida do Taboado (09/12), Água Clara (09/12) e Terenos (11/12), elevando para 30 unidades entregues em 26 cidades do Estado. “No próximo ano, elas também oferecerão cursos de capacitação profissional do Senai por meio do EaD (Ensino a Distância) com turmas de até 20 alunos no período noturno. Entendemos que essa é a forma de complementar o trabalho da educação desenvolvido pelo Sesi, ou seja, integrando a qualificando da mão-de-obra realizada pelo Senai”, disse.

O presidente da Fiems também informou ao prefeito de Sete Quedas que o ministro de Indústria e Comércio do Paraguai, Francisco Rivas Almada, se comprometeu em construir um linhão de energia elétrica ao longo da região de fronteira com o Brasil para possibilitar o desenvolvimento dos municípios localizados no lado brasileiro e paraguaio. “Com esses linhões de energia, será possível a instalação de indústrias na região”, previu.

Políticos

Já o deputado estadual Paulo Corrêa reforçou que o oferecimento dos cursos do EaD do Senai durante o período noturno nas bibliotecas da Indústria do Conhecimento do Sesi instaladas no interior do Estado será uma forma de ampliar a qualificação profissional em Mato Grosso do Sul. “Na minha opinião, essa iniciativa do Sistema Fiems é uma forma inteligente de utilizar a estrutura das bibliotecas da Indústria do Conhecimento do Sesi. Acredito que um número maior de pessoas serão beneficiadas”, analisou.

Para o prefeito Sérgio Roberto Mendes, a Indústria do Conhecimento do Sesi é um olhar do empresariado para os filhos dos trabalhadores e da comunidade. “Esse espaço amplia o acesso à educação e é uma nova oportunidade para a geração do futuro baseada em tecnologia e inovação. O momento é importante para a cidade. Sete Quedas está abrindo cada dia uma nova página e esta iniciativa do Sistema Fiems é um marco para o município e para a história da indústria sete-quedense", declarou.

Na opinião do presidente da Câmara de Vereadores de Sete Quedas, Miro do Carioca, a Biblioteca da Indústria do Conhecimento do Sesi é uma forma de despertar o interesse das pessoas pelo conhecimento, educação e tecnologia. "A parceria entre a Fiems, a Prefeitura e outros órgãos é importante para o desenvolvimento do município e um incentivo à educação de qualidade", disse o parlamentar.

Estrutura

Hoje, as unidades já oferecem os cursos gratuitos do Programa Educação Continuada do Sesi, que incluem primeiros-socorros, informática básica, libras (linguagem de sinais para surdos), espanhol, inglês, atualização em língua portuguesa, desenvolvimento de equipes, atendimento a clientes, primeiros-socorros, DSTs e Aids, entre outros. Além disso, todas as bibliotecas da Indústria do Conhecimento do Sesi são dotadas com acervo de 1,6 mil livros de diferentes níveis, dezenas de CDs e DVDs, além de dez computadores com acesso à Internet.

Elas ainda disponibilizam a “Hora do Conto”, quando os monitores ou professores usam livros fantoches, dedoches e fantasias para contar histórias para os usuários das escolas que visitam as unidades. Outros diferenciais são as “Rodas Literárias”, que oportunizam o acesso à leitura de todos os usuários por meio de reflexão dos contos, textos, poesias e biografia do autor em estudo, e as “Gibitecas, que disponibilizam acervo de gibis para leitura no local.

As bibliotecas também dispõem de “Hemeroteca”, onde ficam as coleções de jornais, revistas, periódicos e recortes de textos veiculados em diversos tipos de mídia, e da “Cinemateca”, com vídeos educativos, documentários e de lazer. Elas ainda podem ser usadas como espaço para a pesquisa escolar, pois dispõem de acervo composto de obras nas diversas áreas do conhecimento, contemplando diferentes gêneros da literatura. Os usuários também podem levar os livros para casa, pois as bibliotecas oferecem condições para empréstimos dos exemplares, sendo possível o empréstimo pelo prazo de sete dias corridos.

Fonte: http://www.pantanalnews.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário